top of page

Juros Abusivos em Financiamento de Veículos: Como a Revisão Contratual Pode Salvar Seu Bolso [Guia 2026]

  • Foto do escritor: Diego Alcarde
    Diego Alcarde
  • 16 de fev.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 16 de dez.


Adquirir um veículo novo é o sonho de quase todo brasileiro, não é? Mas você já parou para pensar que esse sonho pode se tornar um verdadeiro PESADELO?


Imagine a seguinte situação: Você se apaixonou por um carro e, no calor da emoção, realizou um financiamento de R$ 70.000. Acontece que só depois de assinar o contrato, percebeu que vai pagar R$ 150.000 neste veículo (mais que o dobro!) devido a juros abusivos, vendas casadas e taxas ocultas.


Infelizmente, essa realidade é comum no Brasil, onde contratos de financiamento veicular muitas vezes escondem cláusulas ilegais que prejudicam o consumidor. Neste artigo, vou te explicar como um advogado especializado pode identificar essas irregularidades, revisar seu contrato e ingressar com uma ação revisional para eliminar estes abusos e proteger seu patrimônio.  

 

O que são os juros abusivos e como eles ocorrem?

Juros abusivos são taxas que ultrapassam os limites legais ou as médias praticadas pelo mercado. Na maioria das vezes, os juros abusivos vêm combinados com cobranças indevidas, como seguros não contratados ou tarifas administrativas ocultas. Esses abusos costumam ser camuflados em contratos complexos, com as famosas "letrinhas miúdas" ou redigidos em linguagem jurídica bem difícil de entender para o consumidor comum. 


Essa situação típica onde existem juros excessivos e cobranças abusivas pode ser revertida com uma Ação Revisional na justiça, buscando reduzir o valor das parcelas mensais e a dívida total.   

 


Desvantagens de ignorar a revisão contratual:


1. Prejuízo financeiro irreversível

Sem revisão, você continuará pagando juros abusivos e tarifas indevidas, comprometendo sua renda e de sua família com parcelas infladas que só enriquecem mais o banco. 

 

2. Risco de perder o veículo

Atrasos podem levar à uma ação de busca e apreensão do banco contra você, mesmo que as parcelas estejam altas devido a irregularidades no contrato. 

 

3. Dificuldade para quitar a dívida 

Se as irregularidades do seu contrato forem mantidas, grande parte do que você paga hoje será destinado apenas para quitar juros abusivos, e não ao valor do carro, prolongando indefinidamente o financiamento. 

 

4. Impacto no histórico de crédito

Com abusos, sua parcela fica mais alta e aumenta sua chance de inadimplência. Isso pode ocasionar a negativação do seu nome e fazer com que outros bancos e empresas vejam você como um "mau pagador", "caloteiro", afetando futuras negociações e pedidos de novos empréstimos, financiamentos e concessões de crédito no geral. 

 

5. Danos Financeiros e Psicológicos de Longo Prazo

Um contrato não revisado pode comprometer sua capacidade de investir, poupar ou adquirir outros bens essenciais, além de dificultar suas conquistas, como a realização de viagens em família e uma qualidade de vida melhor.



Agora veja as vantagens de revisar o contrato e ingressar com Ação Revisional:


1. Identificação de Cláusulas Ilegais

Um advogado especializado em direito bancário analisa cada linha do contrato para detectar:

• Juros acima da média do Banco Central;

• Cobranças indevidas (ex.: seguros não autorizados e tarifas de serviços não realizados);

• Sistemas de amortização que privilegiam os juros, não o pagamento da dívida;

• Cláusulas abusivas que prejudicam o consumidor e beneficiam o banco.

 

2. Redução das parcelas e do saldo devedor total

Com a revisão, é possível ajustar as taxas e eliminar cobranças ilegais, reduzindo o valor das parcelas mensais e da dívida total em aproximadamente 40%. Em alguns casos, o abuso do banco é tanto que o saldo total pode ser reduzido em até 70%.

 

3. Recuperação de valores pagos a mais

Mesmo que você já tenha quitado totalmente o seu financiamento, na grande maioria das vezes ainda tem direito à restituição de valores que pagou em excesso para o banco!

 

4. Proteção contra a ação de busca e apreensão

A ação revisional pode impedir que o banco ingresse com uma ação de busca e apreensão do veículo contra você, dando tempo para renegociar as condições ou comprovar irregularidades no contrato. 

 

5. Proteção contra negativações nos órgãos de proteção ao crédito

Mesmo que você esteja em atraso com as parcelas, a ação revisional também possibilita que seu nome permaneça limpo no SERASA, SPC e outros órgãos de restrição de crédito, tendo em vista que não seria justo negativar o seu nome por uma dívida abusiva.

 

6. Possibilidade de acordo com o banco

É muito comum que após ingressar com a ação revisional, haja proposta de acordo do banco para resolver o problema de forma rápida e eficaz, evitando a necessidade de se aguardar o término da ação judicial para resolver definitivamente o problema.

 


Por que você deve falar com um advogado especialista em Direito Bancário?

A revisão contratual exige conhecimento técnico muito específico das portarias, regulamentos e decretos bancários, além das normas do Código de Defesa do Consumidor, jurisprudências atualizadas e estratégias de negociação com bancos. Apenas um profissional experiente na área de Direito Bancário vai ser capaz de realizar estas tarefas cruciais com excelência para você: 


• Analisa o contrato rapidamente, identificando todas as irregularidades existentes;

• Tem experiência nas negociações diretas com os bancos, sabendo as particularidades de cada um deles e utilizando técnicas poderosas de convencimento, negociação e os melhores argumentos, possibilitando a realização de acordos;

• Sabe quais são as melhores teses jurídicas aplicáveis ao o seu caso específico;

• Te traz tranquilidade mental e financeira, sempre te atualizando dos fatos relevantes, explicando de forma clara as estratégias adotadas e quais são exatamente as vantagens que você pode ter com uma ação revisional de financiamento ou com um acordo.

              

---

 

Conclusão:

Juros abusivos em financiamentos veiculares são uma armadilha silenciosa, mas reversível. A ação revisional não é apenas um direito. É uma ferramenta poderosa que você pode (e deve!) usar para recuperar o controle das suas finanças. 

 

Evite trazer riscos ao seu patrimônio. Caso esteja com dificuldades para pagar sua dívida ou tem suspeita de que há abusos no seu contrato bancário, não hesite em entrar em contato com um Advogado especialista em Direito Bancário. Nós, do escritório Diego Alcarde Advocacia, oferecemos análise prévia do seu caso e atuação estratégica, garantindo a defesa dos seus direitos e economia imediata.

 

👉 Clique no botão abaixo para agendar uma consulta ou fale conosco pelo WhatsApp: (47) 99955-8429. 



 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page